domingo, 4 de outubro de 2009

Rio 2016

Fiquei muito orgulhosa em ver nosso país, mais especificamente, a cidade do Rio, sediando uma Olimpíada. Isso não coloca o Brasil como um país de primeiro mundo, mas, nos dá a chance de mostrar ao mundo mais do sobre nosso país. Temos muito a mostrar e muito a aprender.

Fico preocupada, porém, com a forma que nossos governantes irão conduzir as ações na área do esporte até lá. E aqui, não quero falar mal nem bem, desse ou daquele governo. Apenas estou falando de algo histórico que nos afeta diretamente. Nós professores de Educação Física sabemos muito bem o quanto nossa área é deixada em segundo, terceiro e às vezes último plano no que diz respeito à investimentos. Quantos de nós já trabalhamos com bolas furadas ou sem nenhuma estrutura física para ministrar nossas aulas. É claro, que isso sempre foi para nós uma dificuldade, mas, não um empecilho para fazer um bom trabalho. Temos um exemplo lindo com o grupo Oficinas do Jogo, que se utiliza de materiais quase sem custo nas suas aulas e consegue resultados maravilhosos com nossas crianças.

Minha preocupação é mais se as politicas públicas serão voltadas a partir de agora encher as escolas de materiais esportivos, e com isso dizer que estão investindo em esporte, ou a formar professores capacitados a dar boas aulas fazendo com que nossos jovens gostem de esporte e gostando de esporte se tornem ótimos atletas e também pessoas conscientes, amorosas, responsáveis e éticas.

Nesses 7 anos até 20016, talvez não consigamos mudar 500 anos de história, mas, ter a atenção voltada para a Educação Física já será algo muito importante para nós.

Um comentário:

  1. Fabiana,
    minha grande preocupação agora é da Educação Física voltar no tempo, e não ser mais uma disciplina de formação humana (que a duras penas estamos conseguindo mudar a visão de alguns), mas de formação de atletas.

    ResponderExcluir