domingo, 27 de dezembro de 2015

Minha escola limpa e bela


Que nossas escolas sejam limpas e belas! Que nossas aulas sejam momentos de encantamento. Não há porque aborrecer nossos alunos com informações que decoram por obrigação, ou por coação. Que nossos ensinamentos sejam mensagens de esperança de um cada-dia melhor! E que todos os conhecimentos sejam significativos por remeterem a coisas reconhecidas na vida de cada um. Que nossos alunos aprendam, antes de mais nada, a embelezar e a limpar. E por viverem nesses ambientes limpos e belos, saibam preservar a vida pessoal, a vida dos outros e a natureza, sem que nunca seja preciso falar para eles a palavra ecologia. E que essas coisas não dependam só de políticos e de governos, mesmo quando são bons, porque boa parte da política de um país e de seu governo é feita por nós, cidadãos, que parecemos tão pequenos, mas que, juntos, somos tão grandes. Nossos alunos precisam querer voltar no dia seguinte, por terem sido encantados pela aula de hoje. E se abrirmos as portas das classes e os portões da escola, que os alunos não queiram fugir em debandada. E quando chegarem em suas casas, que eles falem com entusiasmo da escola que viveram e até saibam ensinar em casa o que aprenderam na escola limpa e bela. Uma escola tão viva e querida que nunca mais se apague de suas lembranças, e prossiga pela vida afora ensinando-lhes a viver.

2 comentários:

  1. Sou encantado por suas reflexões... espero um dia poder passar pelo menos um pouco do que você nos ensina em seus textos. um forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Lindas palavras do professor Freire ,traduz o sonho de professores como eu ,que acreditam em uma escola diferente, uma escola que ensinem os alunos a construirem seu próprio futuro, dando-lhes a oportunidades e não as impondo.

    ResponderExcluir