sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Quem são os nossos donos



            Nossos donos são aqueles que destroem os nossos rios, enchendo-os de lama, e depois, nós ainda beijamos seus pés porque eles fazem isso para nos dar os empregos que usamos para morar no meio da lama e comprar alguma comida.
            Nossos donos são aqueles que nós elegemos para fazer os cambalachos que corrompem a alma de nosso país. Às vezes, quando os elegemos, são humildes trabalhadores, mas logo enlouquecem com a visão do poder e do dinheiro, deixam de ser nossos amigos e se tornam amigos dos outros nossos donos, gente poderosa e endinheirada. E o humilde trabalhador que era nosso amigo logo vira nosso dono.
            Nossos donos são donos de televisão, de jornal, de internet, e são eles que dizem como devemos pensar e agir. Eles nos transformam em pessoas odientas e agressivas e nos fazem odiar as coisas que já amamos muito um dia.
            Nossos donos são aqueles que nos deixam doentes e vendem os remédios para curar essas doenças que eles inventaram.
            Nossos donos são aqueles que fazem as coisas ficarem muito caras e nos dão empregos para pagar as coisas caras que eles produzem. São eles que dizem o que temos que comer, como temos que plantar, como temos que colher.
            Nossos donos são aqueles que vendem as nossas praias, as nossas terras, os nossos campos, e nos fazem morar em lugares apertados, muito caros, mas que achamos que é barato e grande, e até agradecemos a oportunidade que nos dão de morar.
            Nossos donos são aqueles que nos emprestam dinheiro e a gente até se surpreende com sua bondade, porque nunca param de nos emprestar dinheiro, por mais que a gente deva a eles.
            Nossos donos são aqueles que nos educam para acreditar que não se deve viver em liberdade, porque viver em liberdade dá muito trabalho e é melhor ter sempre alguém que decida as coisas por nós.
            Nossos donos são aqueles que nos permitem viver e até escrever estas coisas.

Um comentário:

  1. Nosso dono é o dinheiro...dinheiro fantasiado de bens, de pessoas. Nosso dono nos deve a vida enquanto devemos ele.
    Bela postagem professor.
    Abraços
    Roméro (Blumenau-SC)

    ResponderExcluir